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terça-feira, 26 de julho de 2011

Administração pública de Cruzeiro do Sul na areia movediça

Hoje eu assisti a uma entrevista tragicômica no programa Juruá Notícias, afiliada do SBT aqui em Cruzeiro do Sul. Acabei ficando curioso e reassiti a entrevista através do site do Juruá Online da mesma emissora, mas desta vez, prestando muita atenção nas palavras do entrevistado, que, cuja matéria do site, encontrava-se "visivelmente alterado, se excedendo em suas respostas,  deixando transparecer  irritação ao ser perguntado sobre as denúncias." 

 Todos sabem que a areia movediça, também conhecida, no norte do Brasil, como "areia gulosa" ou "areia engolideira", é um fenômeno natural que a maioria das pessoas conhece do cinema, televisão e quadrinhos, onde um personagem que cai neste tipo de solo é tragado por ele, na tentativa de escape, até desaparecer por completo, a menos que consiga se agarrar num galho, cipó ou raiz e se içar para fora, ou que seja salvo por outro personagem.

Bom, o que estou vendo acontecer é realmente isto: "O EFEITO AREIA MOVEDIÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE CRUZEIRO DO SUL." 

Frente às denúncias que estão sendo realizadas pelo cidadão Rafael Dene, bacharel em Direito, contra a gestão municipal, o Prefeito Vagner Sales acaba contribuindo ainda mais para a suspeita e o surgimento de contradições, ou seja, quanto mais sua gestão tenta sair da areia movediça, mais para baixo vai afundando.

Primeiramente, no início da entrevista, o Prefeito Vagner Sales alertou sobre a leitura da Lei 8.666 de 21 de junho de 1993, ressaltando a modalidade de registro de preço e não licitação, como havia sido colocado por Rafael Dene. O Prefeito enfatizou que não havia comprado nenhum produto, principalmente relacionado as pastas que seria adquiridas para uso como prontuários médicos. Destaco aqui que a quantidade foi de 200.000 prontuários para uma cidade de aproximadamente 80.000 habitantes. Nota-se que a previsão estava bem acima da realidade. Seria uma pasta por tipo de doença de cada habitante? Ironias a parte, o quero trazer a discussão neste momento é o seguinte: O Prefeito Vagner Sales falou que: "(...) eu não comprei nenhuma, eu não comprei nenhuma. Ele (Rafael Dene) disse que eu comprei (...)".


Fonte: http://www.ujsdecruzeiro.com/2011/01/que-saude-basica-ein-prefeito.html

Se não comprou, Exmo. Sr. Prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner José Sales, você tinha a intenção de comprar no futuro, já que se trata de uma ata de registro de preço? Se tinha intenção de comprar no futuro, você iria realmente adquirir produtos de uma empresa que lhe ajudou na candidatura de 2008 para prefeito de Cruzeiro do Sul? (veja abaixo)

 

Durante a entrevista, o repórter Rogério Wenceslau questionou o Prefeito sobre a doação realizada pela Gráfica Globo ao candidato em 2008 classificando como "uma situação no mínimo suspeita" entre ambos. O Prefeito rebateu veementemente o questionamento com os seguintes dizeres: " Quando eu fiz a licitação (...). Primeiro que eu não comprei pasta. Eu não comprei pasta. Existe uma tomada de preço. Está publicada no Diário Oficial da União, a licitação, está publicado no Diário Oficial do Estado, está publicado no Diário de Circulação (?) a licitação. Quem vem pra Cruzeiro do Sul, quem vem pra Cruzeiro do Sul é exatamente empresas que, que... que, que... que querem concorrer. Agora, você (Rogério Wenceslau) está sendo leviano (apontando o dedo em riste ao repórter) em dizer que ela, que essa empresa aqui deu dinheiro pra minha campanha, você está sendo. Não existe!!! Eu comprei, eu comprei dussss... (neste momento o repórter fala que está publicado a doação e o prefeito exita) Doação não, doação não... tem lá material de campanha meu pago com o meu dinheiro, com o meu dinheiro. Não foi doação não! Tá! Não foi doação não! Não venha, não venha... não foi! Não foi doação. No TRE tá lá como despesa de... gráfica. Mas pago com o meu dinheiro. Não foi dado não! Não existiu doação na minha campanha não. De nenhum empresário. É bom que se diga." Neste momento, o prefeito, altamente incomodado muda o foco e inicia sua defesa sobre o trator FIAT (blá, blá, blá).

De duas uma. Ou meu português está errado, ou o do TSE, já que na mesma janela aparece os doadores da campanha da candidatura de Vagner Sales. Será que eu li errado... Será que ouvi errado. Veja abaixo a planilha retirada do site do TSE e ouça o que o prefeito falou clicando neste link: http://bit.ly/nUtaQU.

Até já sei como o prefeito virá à mídia para falar/corrigir esse ato falho sobre a "suspeita doação". Com certeza seus nobres advogados irão orientá-lo a dizer que foi um erro de lançamento dos dados. Se falar isso, estará acusando quem fez o lançamento de incompetente. E... quem foi que o fez? Será que faz parte da sua administração atual?

Aliás... o efeito Areia Movediça acaba de aumentar. Verifiquei que no site do TSE a relação de doadores da sua esposa, Deputada Estadual Antônia Rojas Sales, e verifiquei uma lista de doadores de campanha. Realmente, nenhum é empresário. Mas a maioria faz parte da administração atual do Prefeito Vagner Sales. A marca da prefeitura deveria ser, ao invés de "Trabalho e Cidadania", "Compromisso com os meus próximos".

Não quero fazer acusações levianas, até mesmo porque o Sr. Vagner Sales está processando todo mundo que o faz, mas... querendo o bem da minha cidade, torcendo por uma gestão transparente e com capacidade técnica para renovação e mudanças no pensamento político,  fico a matutar aqui comigo:

1º) Por que na lista (abaixo) de doadores da campanha da Dep. Antônia Sales no ano de 2010 aparece como principais doadores o grupo de gestão (secretários e chefes de 1º e 2º escalão) da Administração Municipal do Prefeito?

Fonte: http://spce2010.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2010/resumoReceitasByCandidato.action?filtro=N&sqCandidato=10000000001&sgUe=AC&nomeVice=null

Candidato ANTONIA ROJAS SALES
Nr. Candidato 15122
Partido 15 - PMDB
UF AC
Cargo Deputado Estadual

Nº Controle: 6144033726     Data Entrega: 01/11/2010

Doador CPF/CNPJ Data Nº Recibo Eleitoral Valor R$ Espécie do Recurso Nome do Candidato Número Partido Candidatura UF
ANTONIA ROJAS SALES 519.013.152-15 30/09/10 15000209559 10.000,00 Transferência eletrônica ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ANTONIA ROJAS SALES 519.013.152-15 03/08/10 15000209551 53.000,00 Transferência eletrônica ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ANTONIA ROJAS SALES 519.013.152-15 17/09/10 15000209558 34.000,00 Transferência eletrônica ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ANTONIA ROJAS SALES 519.013.152-15 09/08/10 15000209554 50.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ERNI DOMBROWSKI 215.789.232-04 29/09/10 15000209563 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ERNI DOMBROWSKI 215.789.232-04 29/09/10 15000209562 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
FAGNER ROJAS SALES 728.160.822-53 03/08/10 15000209553 4.000,00 Estimado ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JONATHA XAVIER DONADONI 726.068.942-00 29/09/10 15000209567 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JONATHA XAVIER DONADONI 726.068.942-00 29/09/10 15000209566 2.500,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JOSE EUDES BANDEIRA FREIRE 216.365.672-15 29/09/10 15000209571 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JOSE EUDES BANDEIRA FREIRE 216.365.672-15 29/09/10 15000209570 2.500,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JOSE IVO PERES GALVAO 182.940.222-68 29/09/10 15000209560 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
JOSE IVO PERES GALVAO 182.940.222-68 29/09/10 15000209561 1.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
MANOEL VITALINO DE SOUZA NETO 196.896.242-53 01/10/10 15000209572 4.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
MARIA JANCILEIA DE SOUZA OLIVEIRA 461.647.072-34 01/10/10 15000209573 6.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ROCILDA DE CASTRO SALES 037.652.962-87 29/09/10 15000209569 1.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ROCILDA DE CASTRO SALES 037.652.962-87 29/09/10 15000209568 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ROSA MARIA DOS SANTOS SAMPAIO DA SILVA 217.367.902-34 29/09/10 15000209565 2.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
ROSA MARIA DOS SANTOS SAMPAIO DA SILVA 217.367.902-34 29/09/10 15000209564 3.000,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
VAGNER JOSE SALES 079.282.972-72 15/07/10 15000209556 5.000,00 Estimado ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
VAGNER JOSE SALES 079.282.972-72 01/10/10 15000209574 10.800,00 Depósito em espécie ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
VAGNER JOSE SALES 079.282.972-72 03/08/10 15000209552 4.000,00 Estimado ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
VAGNER JOSE SALES 079.282.972-72 02/08/10 15000209578 5.000,00 Estimado ANTONIA ROJAS SALES 15122 PMDB Deputado Estadual AC
Total de Receitas R$ 215.800,00

2º) Há relação entre o aumento de salário destes com um possível financiamento de campanha? É para isso que serviu o aumento das diárias? É para o financiamento de campanha que está indo o meu dinheiro?

3º) Será que os servidores municipais ficariam felizes em receber no seu salário para ajudar em campanha em retribuição a "ajuda" alcançada?

4º) Há a necessidade de uma maior transparência pela gestão municipal para um maior controle social?

5º) Isso é só a ponta de um Iceberg? ou...

6º) Tudo isso não passa de uma alucinação da minha parte e o melhor que eu devo fazer é parar de questionar ou de atuar como cidadão?

Reflitam e concluam da forma que vocês acharem melhor.

PS: Sr. Prefeito, ao invés de dar as 10 cabeças de gado para o cidadão Rafael Dene, porque o senhor não dá para as instituições de caridade? Aliás... distribua livros, já que o senhor preza tanto pelo conhecimento e intelectualidade!! Fica aqui a dica de um simples professor.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Neopõetismo em Campinas/SP: Um (mau) exemplo que Cruzeiro do Sul não deve seguir

Acho que todos já estamos cheios de tanto que se falou de nepotismo em Cruzeiro do Sul. Já até sabemos que o prefeito não pode ser acusado de N-E-P-O-T-I-S-M-O, pois a lei criada e aprovada por nossos ilustres políticos da espécie Caracara plancus não vê a ocupação de "cargos políticos" como sendo algo ilegal.
Primeiramente: 

Verbete: nepotismo
[De nepote + -ismo.]
S. m.
1. Autoridade que os sobrinhos e outros parentes do papa exerciam na administração eclesiástica.
2. Favoritismo, patronato: "A tal ponto foi aquela identificação do irlandês com o patriarcalismo, o familismo, o próprio nepotismo brasileiro …. que a adoção, por Daunt, do culto do Padre Diogo, …. surge-nos com alguma coisa de culto doméstico, ao mesmo tempo que aristocrático à moda paulista." (Gilberto Freire, Problemas Brasileiros de Antropologia, p. 54.)

  
Então está certo, o filho do prefeito não é o filho do papa, por isso quero corrigir o termo que, erroneamente, vinha sendo utilizado e criar um neologismo:
Verbete: neopõetismo
[De neo + põet + -ismo.]
V. t. p.
1. Ato de empregar parentes, chegados, agregados e correlatos em cargos políticos em uma administração pública.


- Já estou até esperarando pelas críticas do Prof. Pasquale. -

Então todos já estão entendidos de que tudo disso passou de um mal entendido da língua portuguesa e não do prefeito ou de qualquer outro.

Logo, vamos pensar partindo do pressuposto que alguns cargos de confiança, mesmo no serviço público, devem ser preenchidos sem a necessidade de concurso público. São cargos temporários, subordinados ao mandato do chefe. O contratado vai embora quando o contratante perde o cargo. (A indignação da maioria dos telespectadores parte da falsa idéia de que os contratados, como os funcionários de carreira, ganharam uma boquinha vitalícia). Não acredito que ninguém defenda seriamente a idéia de que um prefeito recém eleito, por exemplo, possa manter como seu chefe de gabinete ou secretário particular alguém que já estava no cargo com seu antecessor (Nem vou entrar no mérito de comentar sobre FHC, Lula e Sarney). Também não tem lógica nenhuma exigir que um cargo destes seja preenchido através de concurso público. E se um inimigo político, um sujeito que odeia o tal prefeito recém eleito, tirar primeiro lugar no concurso? Todo mundo, desta forma, está aceitando que o tal prefeito convide quem ele bem entender para o cargo.

É evidente que a campanha de controle social anti-nepotismo tenta combater o empreguismo desenfreado que assola prefeituras, câmaras, assembléias e tribunais brasileiros. O candidato acabou de ganhar um cargo público e já arruma emprego para toda a família. É evidente também que há casos onde o excesso é prova da má fé. Um prefeito foi denunciado pela Veja por ter preenchido TODOS os cargos públicos (mais de 20) com parentes. Seria um absurdo igual se todos os escolhidos fossem ruivos ou se chamassem Fernando. É pouco provável que o critério de confiança e competência terminasse por escolher exclusivamente parentes, ruivos ou Fernandos para os cargos. Mas daí a querer proibir a contratação de qualquer parente para qualquer cargo, vai uma longa distância.

Para o erário público não faz a menor diferença se o contratado é o amante, vizinho ou colega de creche (não-parentes) ou concunhado, primo-segundo ou tio (parentes). O que faz diferença é se o cara realmente é util, trabalha e cumpre horário ou só aparece no fim do mês para buscar o salário, seja parente ou não. 

As leis proibindo contratação de parentes não inibem em nada o empreguismo. Basta que um vereador contrate o primo do outro e o outro a sobrinha do um e fica tudo resolvido. E se o cara contrata uma secretária maravilhosa, estenógrafa e poliglota, se apaixona por ela e casa? Ao tornar-se parente ela precisa ser despedida? E se o sujeito contrata alguém e descobre depois que ele é seu sobrinho por parte da ex-mulher? Me desculpem, mas esta lei não pára em pé!

Me parece que uma lei deve ter base moral (o que falta em muitas leis) e não simplesmente tentar coibir excessos. Não contratar parentes para cargos de confiança no serviço público me parece mais um bom conselho do que uma boa lei, do tipo não namore a secretária ou não vá a sala do chefe usando esta saia tão curta. Pode, mas é melhor não. Infelizmente a legislação não substitui o bom senso.

Em vista do exposto, peço que o senhor Prefeito receba com atenção o pedido que estou lhe encaminhando. Tenho um colega que está precisando muito trabalhar. Ele gosta bastante de português... Se for possível que o senhor o contrate... pode ser provisoriamente mesmo. Mas, queria que o liberasse na parte da tarde (para que ele ajude pessoas carentes) e nas terças e quintas pela manhã (ele é campeão - gaúcho - de skate e precisa praticar). Fico-lhe imensamente grato.

Ahhh... mais uma coisa caro leitor.
Você deve estar se perguntando porque não discorri dentro do tema proposto pelo título...

Bem... é que basta que vocês procurem saber pelos noticiários nacionais o que aconteceu com a esposa do prefeito de Campinas, o que ela fazia e qual o cargo que ela ocupava, além de ser primeira-dama. Espero que isso não ocorra pelas bandas de Cruzeiro do Sul em gênero, número e grau (de parentesco)!!! Fico na torcida para que realmente não aconteça!
OBS1: No site oficial da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Fagner Rojas não aparece na lista de secretários do Município. Uma busca no Diário Oficial não encontrou o nome, nem a portaria de número 388/2009 que é usada oficialmente por Fagner como chefe de Gabinete do pai.
 
OBS2: Movam-se e façam acontecer.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Circo do "Neopõetismo"

Emprego de parentes utilizando-se da porta política: Não é ilegal pela lei dos políticos, mas é imoral pela lei da sociedade!


ISSO É UMA VERGONHA!!!