Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2011

Recado de Oswald de Andrade

Oswald de Andrade foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes.

No primeiro e menos conhecido prefácio a Serafim Ponte Grande,“Objeto e fim da presente obra”, publicado na Revista do Brasilem novembro de 1926, Oswald de Andrade (2007: 48, 47, 48) atacava a pretensão, atribuída ao naturalismo, de copiar fielmente o real: “Tudo em arte é descoberta e transposição”. Daí que a história, dependente de relatos e narrações, partilhasse também desta impossibilidade de dizer o factual e não fosse neutra, e fosse, portanto, resultado das discursividades dos sujeitos: “Quem conta com a posteridade é como quem conta com a polícia” é a frase que abre o prefácio, é reforçada por outra, quase ao final do texto: “A gente escreve o que ouve - nunca o que houve”.
A Antropofagia (e o modernismo brasileiro como um todo) fez um uso constante desta possibilidade de reescrever a história, reinventando tradições e, evidentemente, obliterando outras versões do passado.

Nenhum comentário: