Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Acre e Brasil recebem homenagem pelo combate à Malária

A malária é uma das doenças negligenciadas que mais acomentem a população no mundo inteiro trazendo sérias consequências. Ela não só prevalece em condições de pobreza, mas também contribue para a manutenção do quadro de desigualdade, já que representa forte entrave ao desenvolvimento dos países.
O Brasil recebeu reconhecimento pelos trabalhos do Programa Estadual de Controle da Malaria do Acre. Este Programa alcançou uma redução de 93.863 casos de malaria em 2006 para 25.596 em 2010. 
Em 2006, frente a uma epidemia de malaria, o Programa do Acre pediu apoio ao Programa Nacional de Controle da Malária para integrar a atenção desta doença aos programas de saúde. Uma estratégia integradora incluiu mudanças na estrutura e da gestão do programa estadual, o uso de testes rápidos para diagnóstico de malária em áreas de difícil acesso, mosquiteiros tratados com inseticidas de longa duração, mobilização social e educação para a saúde.
 
No dia 06 de novembro, quando se comemora o dia da malária nas Américas, o Estado do Acre recebeu em Wahsginton o prêmio de segundo lugar pelo combate a malária.
Parabéns à todos que durante estes anos trabalharam de forma incessante, árdua, competente, demonstrando respeito e cuidado para com a nossa população e que conseguiram concretizar uma redução não só no número de casos de malária, como também uma redução na desigualdade social.

Nenhum comentário: