Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Intituto de Ciências Biomédicas - USP


 

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo -ICB/USP- foi criado em decorrência da Reforma Universitária de 1968.

A Reforma do Estatuto da USP em 1969 teve como objetivo principal a sua adaptação à nova legislação representada pela lei da Reforma Universitária. Tendo em vista a idéia da criação de cursos básicos preconizada pela Lei da Reforma Universitária o novo Estatuto estabeleceu a criação de novos Institutos cujos Departamentos foram construídos pelo desmembramento das antigas Cátedras das Escolas e Faculdades. Nestas permaneceram as áreas profissionalizantes.

O processo descrito acima ocorreu no caso do ICB com as Cátedras de disciplinas básicas, pré-clínicas, das Faculdades da área de saúde. As várias Anatomias, Histologias, Farmacologias, Fisiologias, Microbiologias e Parasitologias das Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia e Medicina Veterinária se reuniram constituindo Departamentos unificados de Anatomia, Histologia, Fisiologia-Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia.

Neste processo de fusão, alguns docentes optaram por continuar em suas Faculdades de origem. Isto afetou de maneira suave um ou outro Departamento do ICB, mas teve um efeito forte no Departamento de Farmacologia. Em virtude da opção de vários docentes em ficar em suas Faculdades, este Departamento não alcançou o número mínimo de docentes e de Catedráticos previsto pelo novo Estatuto, necessários para constituir um Departamento. Por esta razão, seus docentes foram incorporados ao Departamento de Fisiologia até que, alguns anos depois, seus docentes puderam constituir novamente um Departamento de Farmacologia autônomo.

O Departamento de Imunologia não existia no início da vida do ICB. Imunologia era  uma área tradicionalmente ligada às Cátedras de Microbiologia. Era comumente denominada Sorologia em virtude de concentrar seu interesse na química, na formação e na detecção de anticorpos presentes no soro de mamíferos em resposta a agentes infecciosos. Após o grande avanço havido mundialmente na Imunologia, esta cresceu como uma área de interesse autônoma e seus docentes passaram após certo tempo a formar um Departamento próprio.

Inicialmente o ICB foi, portanto, formado por cinco Departamentos. Seu primeiro Diretor, indicado pelo Reitor, foi o Prof. Paulo de Toledo Artigas do Departamento de Parasitologia, um experiente administrador. O Prof. Artigas estabeleceu a administração do novo instituto em algumas salas do Instituto de Biociências, dispondo de um pequeno número de funcionários administrativos. Após a gestão inicial do Prof. Artigas, os Diretores seguintes foram escolhidos conforme prescrito pelo Estatuto da USP.

As antigas Cátedras se reorganizaram em Departamentos, organizaram-se os Conselhos de Departamento que elegeram Chefes e Vice-Chefes de Departamento.

Enquanto que a administração do novo instituto se estabeleceu no Instituto de Biociências, os vários departamentos, laboratórios e salas de aulas do ICB estavam espalhados por vários locais da cidade de São Paulo. Algumas destas instalações já estavam localizadas no próprio campus central da USP enquanto que outras em locais mais distantes, como, por exemplo na Faculdade de Odontologia no bairro do Bom Retiro.

No campus central da USP, na área destinada à Saúde-Biologia, já havia o esqueleto de um edifício, projeto elaborado pelo Dr. João Roberto Leme Simões, docente da FAU. Este edifício foi destinado aos Departamentos de Histologia e Embriologia e Fisiologia e Farmacologia. Uma comissão constituída entre outros pelos Drs. Francisco Lacaz (Fisiologia), Paulo Abrahamsohn (Histologia) e Antonio Carlos Zanini (Farmacologia) se encarregou de assessorar o Arq. Simões na continuação da obra do edifício, divisão de suas áreas entre os departamentos e detalhamento de laboratórios, salas  de aulas e outras instalações. Este Edifício foi denominado Edifício Biomédicas I e começou a ser ocupado por volta de junho de 1973 pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia e por volta setembro de 1973 pelo Departamento de Histologia e Embriologia.

Outros edifícios foram edificados (Biomédicas II, Biomédicas IV, Edifício Didático de Anatomia "Prof. Renato Locchi") ou incorporados ao ICB (Biomédicas III). A sua numeração reflete a cronologia de sua instalação. O Edifício Biomédicas II recebeu os Departamentos de Microbiologia e de Parasitologia. Enquanto isto, as instalações dos Departamentos de Anatomia e de Imunologia  continuaram a funcionar de maneira segmentada em diferentes locais - Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina, Instituto de Medicina Tropical.

O atual Edifício Biomédicas III foi originalmente destinado a ser um anexo do Hospital Universitário, ao lado do qual se situa. Denominava-se Unidade de Ensino e Pesquisa e deveria se constituir de laboratórios de pesquisa a serem utilizados pela Faculdade de Medicina e pelo Hospital Universitário. Este prédio e suas instalações não estavam sendo utilizadas e foram repassadas ao ICB sendo os equipamentos nele contidos distribuídos entre diversos institutos e Faculdades da USP. Para lá se transferiram a Administração e os Departamento de Anatomia e de Imunologia. Este último passou mais tarde a ocupar o Edifício Biomédicas IV.

O ICB utilizou o durante algum tempo o Bloco 10 (do grupo dos chamados "barracões"), um prédio da antiga Faculdade de Odontologia,  para sediar instalações didáticas do Departamento de Anatomia até que estas se transferissem para o Edifício Biomédicas III.


Fonte: http://www3.icb.usp.br/corpoeditorial/index.php?option=com_content&view=article&id=163&Itemid=174 

Nenhum comentário: